CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES

CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES,pensamento geográfico como se pensa. Isso se dá pelo fato das primeiras correntes.

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MATÉRIA AS SOCIEDADES SECRETAS
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MATÉRIA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO
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Sobre o curso

CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES
 

 

 
CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC
 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e deliberação CEE 14/97.

 

Modalidades:

 

EAD,  On-line Via PDF; Não Regulamentado pelo MEC

 
 

  
CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES
 

A Geografia da Religião embora tenha surgido nos últimos anos em âmbito acadêmico e científico, não é um novo ramo dentro do pensamento geográfico como se pensa. Isso se dá pelo fato das primeiras correntes de pensamento, que foram contribuindo para a criação da geografia como disciplina. Nesse processo, foram desenvolvidas questões relevantes sobre o comportamento do homem no meio desencadeando de forma indireta, alguns conceitos na área de religião.

 

Abrangendo de forma inerente, o termo “Geografia da Religião” se enquadra na Geografia humana que procura assimilar o tema da religião, associado ao da ciência geográfica. Assim, há uma busca pelo melhor entendimento do fenômeno religioso como comportamento, cultura, postura intelectual e moral do homem, sem concernir a crença do mesmo ou introduzir doutrinas, outrossim, valoriza a diversidade religiosa da espécie humana e suas respectivas instituições.

 

Conforme Gil Filho (2009, p. 2), a Geografia e a Religião [...] por vezes, são compreendidas como saberes humanos diferentes, mas com muitas relações harmônicas. Nesse quesito, existem duas formas que se correlacionam: a religião normatiza o comportamento do homem em relação ao espaço; e, por sua vez, o conhecimento geográfico proporciona capacidades planejadas de atuação no mesmo espaço.

 

Geografia da Religião tem como objetivo principal estudar e avaliar o espaço das diferentes denominações, abordando o papel do sagrado e do profano na organização espacial. Assim, a junção de Geografia e Religião é viva, visível e totalmente positiva.

 

 

 

 

Geografia da religião é o nome dado a um ramo da Geografia humana que procura aplicar o tema da religião associado ao da geografia, buscando uma melhor compreensão da dinâmica do fenômeno da fé, aferindo a pluralidade religiosa da espécie humana. Seu estudo procura quantificar o espaço das diferentes denominações, abordando teoricamente o papel do sagrado e do profano na organização espacial do terreno.

 

Já em períodos mais distantes, no estudo da geografia hoje conhecida como clássica, havia uma preocupação com a distribuição das diversas crenças combinadas com a sua respectiva frequencia territorial, onde a religião se apresentava exclusivamente como produto da prática humana, e suas expressões faziam parte da cultura de cada um desses povos. Fora tal conceito básico, que ainda trazia o problema do etnocentrismo (o vício de se considerar a própria religião ou cultura como medida de todas as outras, "alienígenas"), a Geografia da religião ficava eclipsada por outras áreas da Geografia, como a urbana, a rural, política, etc.

 

Os primeiros estudos realizados nos Estados Unidos e Alemanha no início do século XX levavam em consideração o fenômeno religioso, sua distribuição e morfologia na paisagem cultural. A partir do fim da Segunda Guerra, porém, testemunha-se o aumento de interesse dos geógrafos pela análise das religiões no espaço social, tangenciando a Geografia tradicional bem como de suas correntes derivadas.

 

Apresentação


 
CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES estudam o  religioso nos seus múltiplos contextos histórico, social e cultural. Partindo da contribuição dos diversos instrumentais teóricos, oriundos das ciências humanas, procura, de forma interdisciplinar, analisar as diferentes manifestações, nas suas múltiplas contextualidades, que as religiões assumem na sua relação com a cultura e a sociedade.
 

 
O Curso tem como foco a noção de sagrado. Percorrerá uma linhagem de autores que se dedicaram a abordá-la tomando como ponto de partida a  e seus colaboradores lhe atribuíram. Nesse trajeto, um tema recorrente será o do sacrifício, que serviu várias vezes de apoio para elaborações sobre o sagrado. À medida que avançamos, perceberemos certos deslocamentos que conferem ao conceito uma ênfase sobre o que está associado ao encoberto, ao contagioso, ao transgressivo, ao violento, forçando a tomar o sagrado como uma força essencialmente ambivalente e com implicações sociais muito difusas.
 
Preparar professores, pesquisadores e profissionais interessados no fenômeno religioso na sociedade contemporânea para atuação nas suas áreas de atividade profissional. Refletir sobre o fenômeno religioso no âmbito do pluralismo moderno e enfatizar o diálogo interreligioso e ecumênico. Investigar, a partir de diferentes abordagens e ciências, a dimensão religiosa do ser humano em diálogo com os desafios antropológicos, éticos e sociais decorrentes do mundo moderno. Explicitar os fundamentos constitutivos da religião, em especial, com critérios da abordagem filosófica e psicológica, para melhor compreendê-la como fenômeno e experiência.
 

 

PÚBLICO ALVO:

 

Profissionais de egressos de cursos bacharelado e/ou licenciatura, acadêmicos que atuam diretamente ou indiretamente em escolas públicas ou privadas, instituições religiosas ecentros culturais e sociais.

 
Visa habilitar profissionais capazes de ver o mundo de maneira reflexiva e crítica, atuando na docência e visando a pesquisa e a produção de novos conhecimentos. Capacitar o profissional a ter uma opinião crítica sobre as diferentes correntes religiosas, sem no entanto, ater-se a determinado caminho religioso. O aluno será capaz de repassar esse conhecimento como docente ou trabalhando em locais próprios que requeiram este profissional. O perfil histórico do curso também permite ao aluno, atuar em assessorias de preservação histórica, bibliotecas ou museus.O curso contribui para a formação no âmbito profissional e também pessoal. A formação objetiva oferecer a compreensão da estrutura e diversidade dos fenômenos religiosos, primando pela capacitação profissional voltada para a formação de indivíduos que compreendam a si mesmo e o mundo ao seu redor.
 

 

 

OBJETIVOS:

 

Objetivo Geral

 

Formar docentes e pesquisadores altamente qualificados para atuar no campo do estudo do fenômeno religioso em suas relações com a sociedade brasileira. Construir espaços de estudos e análises sobre os elementos constitutivos da teoria e da prática do ensino e aprendizagem de História das Religiões objetivando explorar e construir instrumentos metodológicos para o desempenho de uma ação docente que perceba os fazeres histórico e pedagógico em sala de aula como campos de investigação e reflexão.

 

Objetivos Específicos

 

Verificar as contribuições do cristianismo em suas relações com a história para a construção das ideais religiosas da reforma do XVI.

Avaliar as contribuições das religiões para a sociedade brasileira nos campos da teologia, da filosofia, da ética,da educação, da política, da economia, etc.

Fomentar o surgimento de lideranças religiosas, sociais, culturais, políticas e empresariais em sintonia com as demandas científico-culturais e histórico-sociais de nosso tempo no campo religioso.

Estimular a pesquisa e a produção científica na área das Ciências da Religião e nas áreas relacionadas ao fenômeno do campo religioso em geral;

Formar docentes e pesquisadores altamente qualificados para atuar no campo do estudo do fenômeno religioso em suas relações com a sociedade brasileira.

Ampliar e aprofundar conhecimentos, estimular a capacidade criadora, aperfeiçoar a formação profissional e desenvolver métodos e técnicas de pesquisa no campo da História das Religiões.

Atender a demanda de conhecimentos sobre o tema da religião, estimulando a reflexão sistemática e a produção de pesquisas numa perspectiva pluridisciplinar e não-confessional.

 
Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal. Geralmente, nossos alunos fazem nossos cursos em média de 03 (Três) a 12 (doze) meses.
 
No final do CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES
 
 

Professor de Filosofia da Religião;
Professor de Fenômeno Religioso;
Professor de Epistemologia do Fenômeno Religioso;
Professor de Cosmovisão das Religiões e dos Movimentos Religiosos;
Professor de Tradições Religiosas;
Professor de Metodologia do Ensino Religioso;
Professor de Diálogo Inter-Religioso;
Orientador geral de trabalhos de conclusão de cursos de Filosofia da Religião;
Escritor de livros, ensaios, crônicas, artigos, revistas da escola dominical, apostilas de cursos e seminários, estudos bíblicos;
Conferencista em convenções, igrejas, empresas, associações, seminários, e eventos afins em geral;
Orador motivacional;
Palestrante;
Consultor Organizacional;
Consultor acadêmico de faculdades e seminário teológicos;
Consultor na área de Filosofia da Religião;
Consultor de organismos culturais para o campo religioso;
Consultor de orgãos de comunicação para temas vinculados ao campo religioso.
 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

1º Difusão e a distribuição geográfica das principais religiões do mundo destacando as principais religiões monoteístas (crença em um só Deus): cristianismo, islamismo e judaísmo;

2º Geografia das religiões, diante de fatos e acontecimentos do mundo contemporâneo: a intolerância religiosa que é noticiada em jornais, revistas, televisão e outros meios de comunicação;

3º Origens, difusão, distribuição geográfica e contingente populacional, as principais rotas de dispersão das religiões;

4º Adeptos ou grupos de fiéis das religiosidades no Brasil e as diásporas (dispersão de povos em virtude de perseguição de grupos intolerantes) judaicas.

 

 

               
 

 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .


 

                                        

 
I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 
 
Religião, História e Sociedade.


 
Esta área concentra seus estudos na busca sistematizada da religião, como fenômeno humano na história. A maneira como os historiadores registraram a religião, como parte da vida social, como ela influenciou e influencia os vários setores da cultura e do cotidiano, serão temas centrais de estudos. Entende-se a sociedade como locus de expressão da religião ao mesmo tempo em que sofre sua influência.
 
LINHA DE PESQUISA: 
 
Estudos Interdisciplinares sobre o Campo Religioso Brasileiro.
 
Nesta Linha de Pesquisa estuda-se acerca da formação da sociedade brasileira, a partir da perceptiva da História Social, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e da Filosofia, tendo em vista a presença das diversas religiões, com seus ajustes e conflitos, como panorama para o estudo e compreensão da formação do campo religioso brasileiro na atualidade, tendo como referencial teórico as propostas entre outras, de Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu e Peter Berger. Dar-se-á relevância à busca dos traços da tradição cristã na formação da sociedade brasileira. Será relevante para esta linha de pesquisa o diálogo e as aplicações da tradição Cristã Reformada com os diversos aspectos culturais da sociedade brasileira.
 
II. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 
 
Religião e Cultura.
 
Nesta área, estuda-se as principais correntes de pensamento que se desenvolvem em relação à estrutura dos elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas.
 
LINHA DE PESQUISA: 
 
Cultura e Sistemas Simbólicos.
 
Esta linha de pesquisa discute os conceitos básicos de antropologia como a noção de cultura, mitos e ritos e visa demonstrar que entre os vários sistemas simbólicos, objetos do fazer antropológico como parentesco, as relações econômicas, a arte, a ciência, está também a religião.
 
As Áreas de Concentração
 
DOUTORADO compostas pelas áreas temáticas que nucleiam as pesquisas de acordo com os objetivos do programa.
 
As Linhas de Pesquisa
 
são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas devem estar inseridas.
 

CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES
 
 

OBJETIVO:
 
Constituem os objetivos específicos do curso:


 
1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.
2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.
3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana
4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.
5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.
6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.
8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.
9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).
10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.

 

 

 

CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES

MATERIAS : 60

CARGA HORÁRIA : 3.600

VALOR: 600,00

 

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA A RELIGIÃO PÓS-MODERNA

2º MATÉRIA AGONIA DAS RELIGIÕES

3º MATERIA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES

4º MATÉRIA AS SOCIEDADES SECRETAS

5º MATERIA CIÊNCIA E RELIGIÃO

6º MATÉRIA CRIACIONISMO E EVOLUVIONISMO

7º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA

8º MATÉRIA ECUMENISMO

9º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

10º MATÉRIA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

11º MATERIA FENOMENOLOGIA DO ESPIRITO

12º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

13º MATERIA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO

14º MATÉRIA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO

15º MATÉRIA HISTÓRIA GERAL DAS RELIGIÕES

16º MATÉRIA MAÇONARIA

17º MATÉRIA MARKETING DAS RELIGIÕES

18º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

19º MATÉRIA MOVIMENTOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS

20º MATÉRIA NOVA ERA

21º MATERIA PANORAMA DO FENÔMENO RELIGIOSO BRASILEIRO

22º MATÉRIA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

23º MATÉRIA RELIGIÃO E CIÊNCIA NO RENASCIMENTO

24º MATÉRIA RELIGIÕES COMPARADAS

25º MATÉRIA RELIGIÕES E SEITAS

26º MATÉRIA RELIGIOSIDADE POPULAR

27º MATÉRIA SEITAS E HERESIAS

28º MATÉRIA SIMBOLOS DO OCULTO

29º MATÉRIA SINCRETISMO RELIGIOSO

30º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

 

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SETEAD EDUCACIONAL

TUTORIA EDUCACIONAL EAD

O presente CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, regido pelas normas dos Artigos 16, 17 e 18 do Regimento Interno do SETEAD EDUCACIONAL, neste ato denominado simplesmente “SETEAD EDUCACIONAL” e, representado pelo seu Diretor Executivo ao final qualificado; órgão da , devidamente inscrita no CNPJ –29.511.479/0001-02 , cujo Estatuto encontra-se registrado no Livro ENTIDADE EDUCACIONAL COM PERSONALIDADE JURÍDICA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.3º loja CARTÓRIO DE OFÍCIO DE NOTAS É REGISTRO CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS É PROTESTO DE TITULOS CIVIL –PROTOCOLO Nº 09/110988-4 DE 08/01/2010 SOB: Nº 53101128804 EM BRASÍLIA/DF . MANTENEDORA CETEAD-SERVIÇOS EDUCACIONAIS KERIGMA DIDACHE– CNPJ:11.391.973/0001-15 IE-CF/DF: 07.533.139/001-03 , o qual tem entre o “CONTRATANTE” ao final qualificado, os termos a seguir contidos:

SETEAD EDUCACIONAL

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE CNPJ : 29.511.479/0001-02
Tecnologia
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